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Suplemento em pó ou em cápsulas?

quarta, 18 de março de 2020 às 12:20:10

Suplemento em pó ou em cápsulas?

 

Uma das características mais importantes na hora de comprar suplementos é a forma em que eles são consumidos. O tempo para preparação/ingestão se tornou decisivo para nos ajudar a decidir qual é a melhor opção, e isso se deve principalmente ao cotidiano corrido da atualidade.Com o crescimento do mercado de suplementação, o número de opções que as marcas conseguiram disponibilizar ao público cresceu. Entretanto, na maioria dos casos as alternativas se afunilam entre 2 opções: suplementos em pó ou encapsulados? Tem diferença? Qual a melhor escolha para você?

 

Entendendo as particularidades de cada um.

 

Se há uma palavra para definir os benefícios do suplemento encapsulado é PRATICIDADE. Mais fácil de carregar, as cápsulas podem ser armazenadas em um pequeno porta-cápsula justamente na quantidade necessária para cada utilização, evitando que você precise levar o pote do produto consigo. Além disso, é mais fácil controlar a quantidade que você está ingerindo, sem precisar de medidores específicos. Outro benefício é que a cápsula pode ser projetada para que a digestão dela ocorra em um tempo determinado, facilitando sua absorção por um órgão em específico ou durante uma certa etapa do processo digestivo.

 

Esse processo mais demorado de absorção tem seus prós e contras, dependendo muito de qual produto e em qual momento você o ingeriu: antes, durante ou depois do treino. Isso ocorre pois existem casos em que nosso organismo precisa de uma absorção mais rápida, como a proteína no pós treino para ajudar na recuperação muscular e casos onde uma absorção mais lenta é ideal, como um termogênico que tomamos no início do dia para dar energia ao longo de várias horas. Um problema encontrado nos suplementos encapsulados é a dificuldade de ingerir uma quantidade maior do produto, pois as cápsulas maiores em média só conseguem comportar 3g. Então, caso seja necessário tomar 15 gramas de um suplemento, será preciso tomar 5 cápsulas grandes, o que pode causar problemas de digestão.

 

Quando falamos sobre suplementos em pó, o principal motivo de escolha é a EFICIÊNCIA. Nesse método, é possível ingerir altas doses sem causar esse desconforto intestinal. Produtos como hipercalóricos e proteínas, que necessitam serem utilizados em doses de 30g em média, se fossem consumidos em cápsulas teriam que ser utilizadas 10 de 3g. Outro ponto importante é a rápida absorção proporcionada, ideal para utilização durante e depois dos treinos, podendo ser misturado com água, leite ou outras bebidas de seu gosto.

 

A praticidade é o ponto fraco dos suplementos em pó, pois ele necessita de um preparo prévio, um medidor para administrar as porções mais facilmente e também que seja carregado em uma embalagem própria, que normalmente ocupa um bom espaço em sua mochila. Também vale ressaltar que alguns produtos como o BCAA podem ter um gosto amargo, necessitando as vezes a mistura com outras bebidas para disfarçar o sabor.

 

Mas então qual é o melhor?

 

Como vimos acima, não há uma resposta clara sobre o assunto, pois cada um tem seus prós e contras, que devem ser levados em consideração na hora de decidir qual a melhor opção. Suplementos em que necessitam ser consumidos em porções maiores, como proteínas, hipercalóricos e creatina, serão melhores se utilizados em pó. Em cápsulas as melhores opções são aqueles devem ser consumidos em menor escala e que necessitam de uma absorção mais lenta, como: cafeína, vitaminas e minerais no geral. Analise qual é a sua necessidade com a ajuda de um nutricionista e com certeza você descobrirá qual a melhor forma de usar os suplementos que seu corpo necessita.