Login | Cadastro | Meus pedidos

Fale Conosco

0

Blog

Coronavírus: Como se alimentar para manter a imunidade

segunda, 27 de julho de 2020 às 14:09:00

Uma das questões que mais preocupam com a chegada do inverno, principalmente devido a pandemia do novo coronavírus, é o cuidado com a saúde e alimentação.

“É por meio da alimentação adequada que abastecemos nosso organismo com as armas necessárias para qualquer combate. Existem alimentos importantes para uso diário sim, mas a diversidade nutricional também é uma ferramenta importante no ganho de saúde’, afirma Angela Federau.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunologia, a nutrição papel prioritário na manutenção do sistema imune. Para manter a imunidade em dia, a nutricionista lista algumas informações importantes:

 
 
  • Procure variar as cores dos vegetais, frutas e legumes para garantir o aporte necessário de todos os nutrientes;

 

  • Evite o consumo regular de alimentos processados e ultraprocessados, pois além de agregarem valor calórico, são ricos em sódio, conservantes e corantes e prejudicam a absorção de nutrientes;

 

  • Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina C, presente principalmente nas frutas cítricas como laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi;

 

  • Aposte nos alimentos ricos em vitamina A, que são importantes para a integridade das células de defesa. Essa vitamina pode ser encontrada facilmente em alimentos da cor vermelha e alaranjada como cenoura, abóbora, manga e tomate.

 

  • Vitamina E ajuda a proteger as células de substâncias tóxicas. As fontes são: castanhas, amendoim, sementes de girassol e vegetais de cor verde escura;

 

  • O Zinco, altamente relacionado ao sistema imune também não pode ficar de fora. O mineral é encontrado em carnes, laticínios, frutos do mar e cereais;

 

  • Probióticos também são fundamentais, o consumo de alimentos como iogurtes naturais e kefir contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal e auxilia as células de defesa no combate a infecções;

 

  • Uma boa hidratação é fundamental para favorecer a imunidade. A sugestão é de ingerir 30ml x kg (multiplique seu peso por 30 para calcular sua necessidade diária de água).

 

A nutricionista ainda ressalta que, além destas dicas, é importante manter uma boa rotina de sono, praticar atividades físicas dentro de casa e controlar o estresse.

“Dietas muito restritivas neste momento não são aconselhadas, uma vez que estamos sofrendo forte carga emocional com todos os acontecimentos, e tal restrição, facilmente acaba desencadeando uma compulsão em outro momento, causando efeito sanfona.

Outro alerta importante é que essas dietas, como excluem ou reduzem o consumo de micro e macronutrientes, podem levar a carências nutricionais e consequente baixar a imunidade”, finaliza Angela.

 

Fonte: https://ricmais.com.br/noticias/coronavirus-como-se-alimentar-para-manter-a-imunidade/